Reflexões / Matutações

Cristo ressuscitou! Aleluia!

17/04/2017

Cristo ressuscitou! Aleluia! Aleluia!

 "Não é grande coisa crer que Cristo tenha morrido; porque nisto também acreditam os pagãos e judeus e todos os iníquos: todos acreditam que ele morreu. A fé dos cristãos é na Ressurreição de Cristo; isto é o que temos como grande coisa, crer que tenha ressuscitado" - Santo Agostinho.

 "A razão pela qual os discípulos tardarão em acreditar na Ressurreição do Senhor, não foi tanto por sua fraqueza como por nossa futura firmeza na fé; pois a própria ressurreição demonstrada com muitos argumentos aos que duvidavam, que outra coisa significa senão que nossa fé se fortaleça por sua dúvida”? - São Gregório Magno

 "Depois da tristeza do sábado resplandece um dia feliz, o primeiro entre todos, iluminado com a primeira das luzes, já que nele se realiza o triunfo de Cristo ressuscitado" - São Jerônimo.

 "E dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. Nos quais viram claramente os vestígios dos cravos; e segundo São João, também mostrou-lhes o lado que havia sido aberto com a lança, para que, vendo as cicatrizes das feridas, pudessem curar as feridas de suas dúvidas. E não quis curar estes sinais; em primeiro lugar, para confirmar em seus discípulos a fé da ressurreição; em segundo lugar para poder mostrá-las a seu Pai quando intercedesse por nós, manifestando-lhe a classe de morte que por nós havia sofrido; em terceiro lugar, para demonstrar sempre aos redimidos com sua morte o grande amor que com eles empregou” - São Beda.

 "E havendo comido diante deles, tomou as sobras e as deu. Para demonstrar-lhes a veracidade de sua ressurreição, não só quis que seus discípulos lhe tocassem, como que dignou-se a comer com eles, para vissem que havia ressuscitado de uma maneira real, e não de um modo imaginário. Comeu para manifestar que podia, e não por necessidade: a terra sedenta absorve a água de um modo diferente de como a absorve o sol ardente; a primeira por necessidade, o segundo por potência" - São Beda.

 "Páscoa do Senhor, Páscoa; digo isso em honra da Trindade; Páscoa. É, para nós, a festa das festas, a solenidade das solenidades, que é superior a todas as demais, não só às festas humanas e terrenas, mas também às festas do próprio Cristo que se celebram em sua honra, assim como o sol supera a todas as estrelas" = São Gregório Nacianzo

 "Aproveitaram tanto os Apóstolos da Ascensão do Senhor que tudo o que antes lhes causava medo, depois converteu-se em gozo. Desde aquele momento elevaram toda a contemplação de sua alma à divindade sentada à destra do Pai, e já não lhes era obstáculo a vista de seu corpo para que a inteligência, iluminada pela fé, acreditasse que Cristo, nem descendendo havia se afastado do Pai, nem com sua Ascensão havia se afastado de seus discípulos" - São Leão Magno.

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O essencial na vida cristã - 23/10/2017

A maturidade cristã - 20/10/2017

O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017