Felicidade

22/04/2024

Matutando …
“Bem-aventurados” (Mt 5,3), felizes …

Todos nós queremos ser felizes. Quem se exclui deste desejo? Talvez os masoquistas?
Mas, nem sempre sabemos ser felizes.

Enganam-nos as fantasias, as ambições, as imaturidades, a auto-suficiência e tantas outras coisas mais. Jesus nos apresenta, com seu exemplo e em sua palavra, as atitudes interiores, fundamentais, para caminharmos sempre no caminho da felicidade.

Ele nos dá assim as “instruções para seu uso”, as chaves para sermos felizes de verdade, como Deus planejou; ou, melhor dizendo, como Ele sabe que necessitamos ser na situação em que estamos. Fora do Evangelho, toda tentativa de felicidade é ilusória ou, pelo menos, frágil e passageira.

São chaves para todos os homens, a quem está destinada a mensagem do Reino. Além das fronteiras da Igreja. E, à medida em que nós entramos por esse caminho, tomamo-nos felizes, bem-aventurados. Tomamo-nos capazes de ser pastores com o Senhor, promotores de uma nova humanidade.

Assim, as bem-aventuranças deixarão de ser o que alguém chamou de “mentiras piedosas” do cristianismo: um tema que é bom ouvir de vez em quando, um pouco poético e comovedor, algo como um bonito e irrealizável sonho. E nada mais!

Na verdade, é um sonho; mas, no sentido de que, avançando por esse caminho, sempre estaremos a caminho, em direção a uma plenitude sempre maior.

 

Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi