Reflexões / Matutações

Espírito Santo está em nós

16/02/2017

 Para os primeiros cristãos, o Espírito Santo era alguém que estava com eles e agia entre eles. Em Jerusalém quando rezaram pedindo coragem para anunciar o Evangelho, o lugar tremeu e ficaram cheios do Espírito Santo - At 4,31. Estevão, "cheio do Espírito Santo", olhou para o céu e viu Jesus - At 7,55. Filipe foi conduzido pelo Espírito até a carruagem do etíope - At 8,29. Paulo foi conduzido pelo Espírito nas suas viagens missionárias - At 16,6...

 São Paulo espera que os cristãos tenham a experiência do amor de Deus mediante o Espírito “derramado em seus corações” - Rm 5,5. São João ensina que a experiência do Espírito é prova de estarmos (ou não) vivendo em Deus: "Nisto é que conhecemos que estamos n’Ele e Ele em nós, por Ele nos ter dado o seu Espírito" - 1Jo 4,13.

 Espírito Santo está em nós: esta é uma verdade de fé! – 1Cor 3,16. Podemos experimentar sua ação em nossas vidas! Ele está e age em nós, produzindo seus frutos e manifestando seus carismas! Experimentamos o Espírito Santo vivificando as Escrituras e dando sentido à doutrina cristã. Pelo Espírito experimentamos uma nova capacidade para falar de Cristo às pessoas, uma alegria e uma paz mais profundas que nos leva a um louvor intenso e espontâneo.

 Viver no Espírito implica também a experiência de uma vida em comunidade! O cristianismo é essencialmente comunitário. A vida do Espírito não é para ser vivida individualmente. O Espírito nos é dado para formarmos o corpo de Cristo, e a vida do Espírito tanto é vivida pela comunidade como pelo indivíduo.

 A vida cristã é a vida no Espírito de Cristo! É ter a experiência do Espírito Santo vivendo e agindo através de nós. Mas, infelizmente, muitos dos que se decidiram por Cristo, não experimentam a presença de Seu Espírito.

 Muitos cristãos tiveram uma boa formação e são bem informados. Alguns até renunciaram a muita coisa a fim de poderem viver uma vida espiritual mais profunda. Mas frequentemente não experimentam a presença do Espírito Santo e por isso muitos desistem ou vivem uma aridez sem alegria! Precisam “ser batizados no Espírito Santo”...

 Por outro lado, alguns começam no Espírito e terminam na carne... Insensatos! – Gl 3,1.

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017

O fermento dos fariseus - 17/10/2017

Os tempos atuais não são fáceis.. - 16/10/2017