Reflexões / Matutações

A Oração

06/01/2017

Preparando um Retiro pesquisava alguns cadernos de anotações antigos, e encontrei algumas “matutações” sobre a oração, que transcrevo “tal como estavam”, sem a preocupação de ordem.

 

  • O cristianismo exige “a vida interior”. O cristão necessita escutar em profundidade o apelo divino a respeito de sua vida. Jesus falou explicitamente desta necessidade e ensinou os seus discípulos a se colocarem em atitude orante - Lc 11,1, e chega a dizer que "dará o Espírito Santo aos que o pedirem" - v.13.

 

  • Assim como o homem tem necessidade do alimento para sobreviver, o cristão deve sentir necessidade de um alimento substancial que o refaz em cada novo dia. Este alimento é a oração. Não se trata aqui somente das orações formais que muitas vezes rezamos maquinalmente. Trata-se de colocar toda a minha pessoa e especialmente minha interioridade, o "coração", num relacionamento de pessoa a pessoa com o Deus que me ultrapassa.

 

  • A oração é a escuta da Palavra de Deus, onde aceitamos ouvir o que Deus nos quer dizer a respeito de Sua Vontade. E uma atitude de entrega pessoal ao Deus da revelação, que tudo faz por nós - Is 43,4. Na oração colocamo-nos diante de duas realidades: a de Deus e a nossa. Na realidade divina, plano do Amor. Na nossa realidade, o homem limitado e contingente. A nossa oração será então, a do "convertido" isto é, daquele que procura colocar toda esperança na Sabedoria de Deus. É uma redescoberta gratuita, uma experiência de fé!

 

  • O homem tem em si uma sede de infinito, uma saudade de eternidade, uma busca de beleza, um desejo de amor, uma necessidade de verdade, que o impele rumo ao Absoluto; o homem tem em si o desejo de Deus. E o homem sabe, de qualquer modo, que pode dirigir-se a Deus, sabe que pode rezar. “A oração é a expressão do desejo que o homem tem de Deus” – S. Tomás de Aquino. Esta atração por Deus, que o próprio Deus colocou no homem, é a alma da oração.

 

  • A oração não está ligada a um contexto particular, mas encontra-se inscrita no coração de cada pessoa. Quando falamos da oração como experiência do homem enquanto tal,é necessário ter presente que ela é uma atitude interior, e não só uma série de práticas e fórmulas, um modo de ser diante de Deus, e não só o cumprir gestos de culto ou o pronunciar palavras.

 

  • A oração é o lugar por excelência da gratuidade, da abertura para o Invisível, o Inesperado e o Inefável. Por isso, a experiência da oração é para um desafio, uma “graça” a invocar, um dom d’Aquele ao qual nos dirigimos.

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O essencial na vida cristã - 23/10/2017

A maturidade cristã - 20/10/2017

O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017