O homem entre as novas tecnologias e a transcendência

O evento internacional organizado pela Universidade do Sagrado Coração de Milão, em colaboração com o Departamento de Filosofia e o Instituto de Estudos Eclesiásticos P. Félix Varela

O homem entre as novas tecnologias e a transcendência
O evento internacional organizado pela Universidade do Sagrado Coração de Milão, em colaboração com o Departamento de Filosofia e o Instituto de Estudos Eclesiásticos P. Félix Varela, que faz parte da arquidiocese de Havana, instituído pela Santa Sé em 2013, será realizado de 29 de junho a 1º de julho. Professor D’Anna: ‘colocar no centro a transcendência é a maneira de construir uma educação em novas tecnologias que respeite a singularidade irredutível de cada ser humano’.

Paolo Ondarza – Vatican News

 

O encontro a ser realizado de 29 de junho a 1º de julho em Cuba, intitulado “O homem entre as novas tecnologias e a transcendência. Por um humanismo 4.0”. É o resultado do encontro que se realizou no início do verão passado em Havana entre Giuseppe D’Anna, professor de História da Filosofia e diretor do Departamento de Filosofia da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, e opPresidente do Instituto Pe. Félix Varela, Yasmany Ibaldo Pérez Marañón. Assim nasceu, também graças ao apoio fundamental do reitor da Universidade Católica, Franco Anelli, uma colaboração internacional com o único instituto católico em Cuba que confere diplomas com a autoridade da Santa Sé.

 

O homem, aberto ao outro

 

A pesquisa científica na esfera filosófico-humanística e a formação de jovens acadêmicos são o denominador comum de um projeto inaugurado por esta conferência (aqui o programa), cujo foco é uma ideia de conhecimento com um cunho humanológico fundado no valor do ser humano em sua irredutível totalidade e singularidade e em sua abertura constitutiva à transcendência, aos outros e ao Outro.

 

Humanismo de transcendência

 

As vias comuns de pesquisa pretendem dar início à elaboração de um novo humanismo, capaz de enfrentar com competência e sem preconceitos tanto a inovação tecnológica quanto as questões ecológico-ambientais e as relações cada vez mais complexas entre pessoas e povos. Em nenhum caso, de fato, pode deixar de surgir a questão do significado relacionado à existência e ao destino do próprio homem, que só pode ser legitimamente articulado dentro de um “humanismo de transcendência”. Não é por acaso que a conferência cubana faz parte das atividades do projeto “Mudança ou transformação? Conhecer, comunicar e transcender na era digital. Por um novo humanismo” da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão.

 

Não a uma concepção mecanicista da natureza humana

 

“A conferência internacional a ser realizada em Havana”, diz Giuseppe D’Anna ao Vatican News, “pretende se concentrar nos efeitos que os avanços das novas tecnologias podem ter sobre os seres humanos em diferentes contextos. Como disse o Papa Francisco, de fato, as novas tecnologias são um dom e podem dar frutos de bem, mas é necessário que a difusão tecnológica de instrumentos agora muito poderosos não leve a uma concepção mecanicista e a uma prática reducionista da natureza humana”.

 

“Nesse sentido, a reflexão sobre a transcendência, característica constitutiva da pessoa, torna-se o caminho incontornável para a construção de uma educação para as novas tecnologias capaz de preservar a liberdade e a responsabilidade do homem e de dar pleno sentido ao seu ser. Colocar a transcendência no centro, especialmente hoje, significa também colocar no centro a dignidade da pessoa em seu vínculo com os outros, preservando-a de ser traduzida em meros dados técnicos, científicos e de consumo. Colocar a transcendência no centro, especialmente hoje, significa também colocar a dignidade da pessoa em seu vínculo com os outros no centro, preservando-a de ser traduzida em meros dados técnicos, científicos e de consumo. Em outras palavras, é uma questão de projetar conjuntamente teorias e práticas sustentáveis que aproveitem o progresso científico e tecnológico, ao mesmo tempo em que promovem a singularidade irredutível de cada ser humano”.

 

Uma nova geografia do pensamento

 

As atividades internacionais com o Instituto P. Félix Varela continuarão com o intercâmbio entre professores universitários e o estabelecimento de um laboratório de pesquisa que assumirá a forma de eventos científicos, publicações e a criação de uma nova e estimulante, na medida do necessário, geografia do pensamento, capaz de contribuir para a construção de um horizonte de investigação e treinamento que, sem demonizar o progresso tecnológico-científico, promova ao mesmo tempo o valor central e inegociável da dignidade de cada ser humano.

 

O Departamento de Filosofia, Ciências Sociais, Humanidades e Educação da Universidade de Perugia, a Pontifícia Universidade do Chile, a Universidade Abate Oliba Ceu de Barcelona e o Instituto de Bioética Juan Pablo II de Cuba colaboraram para o sucesso do evento.

Comments are closed.