Esperança

24/04/2024

Matutando…

A Esperança é fruto da ação de Deus em nossas vidas, sendo uma das maiores virtudes cristãs. As festas de fim de ano “prometem”, mas em que podemos depositar a nossa esperança? Será que nossos sentimentos são bases para confiança? Temos uma esperança dada por Deus? Quais são as fontes de nossa esperança?

Alguns chamam de esperança o que não é esperança cristã. Alguns pensam que esperança é crer que algo acontecerá de forma vaga e sem convicção. Tal sentimento têm relação ao próximo ano: sonhos, planos, que esperamos aconteçam, que desejamos, mas não há certeza quanto a realização.

Por esse caminho, a esperança de muitos baseia-se em outro ser humano. Depositam suas expectativas na ação de alguém. Às vezes baseiam-se em promessas feitas, mas quem poderá garantir a concretização? O próprio homem não pode. “Infeliz é o homem que faz de si mesmo a sua força, e só conta com ele mesmo”. (Jer 17,5).

A esperança cristã é ter convicção em Deus, em Sua Palavra. A fé é a certeza das coisas que se esperam. A Esperança é a fé em ação com relação ao futuro. É ter convicção. É viver ancorado em meio ao turbilhão da existência. É crer no amanhã. É saber que Jesus é a Ressurreição e a Vida, quem crê n’Ele ainda que esteja morto, viverá.

A Esperança cristã não é difusa, não tem uma visão opaca, nebulosa. Ela vislumbra aquilo que já foi revelado há muitas gerações. As gerações se sucedem e comprovam que a esperança que temos não é vã. O fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos nos dá a certeza, que essa inimiga da humanidade, a morte, não calará a continuidade do Povo de Deus.

 

Tácito Coutinho – Tatá – Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi