Reflexões / Matutações

A oração pressupõe uma fé viva

22/01/2018

Saindo de um Retiro Mariano...

Matutava que a oração pressupõe uma fé viva, que é mais do que a aceitação de algumas verdades religiosa, mas sim num modo de ser, uma maneira de conduzir a existência e de interpretar a vida a partir do mistério de Deus e sua vontade. Viver o caminho humano como Jesus Cristo viveu.

A fé nos leva a perceber que nosso coração não está “no próprio coração”, mas fora dele: está em Deus, porque “Deus é maior do que nosso coração”. – 1Jo 3,20. Neste “sair de si” está o núcleo da fé e o princípio da oração. A fé abrange todos os aspectos da vida humana, mesmo as mais seculares. Do mesmo modo a oração. Em Deus o homem de fé reza e vive sua vida, suportando as tribulações, se alegrando e tem serenidade para acolher o seu fim.

A oração traduz a expressão da fé. Pela oração se deixa atrás de si o universo de todas as coisas e se busca uma relação com o Eterno. É a expressão da transcendência humana. Só o ser humano pode se colocar assim diante do Criador. Só o ser humano pode, pelo Espírito Santo, chamar a Deus de Pai e assim ultrapassar os limites impostos pela criação e pela história.

Rezar é um ato de coragem, pois supõe alargar o espírito e o coração para além de nossas limitações; é lançar-se no infinito; é um abraço de eternidade...

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


Não entende porque é tentado? - 19/02/2018

Só um Deus pode nos salvar - 16/02/2018

Quaresma é tempo de... - 15/02/2018