Reflexões / Matutações

Rocha ou Areia

23/08/2017

Numa homilia o padre falava sobre aquele Evangelho sobre a casa que foi construída na rocha ou na areia – Mt 7,24. Depois da missa fiquei matutando algumas coisas que ele disse...

A fé em Cristo, e não "as obras da Lei", introduz o homem na "justiça de Deus". Mas, para alcançarmos a salvação final, necessitamos, sim, das boas obras como resposta ao amor que nos salva. É o que significa "construir sua casa sobre a rocha". Nisso consiste a vida cristã na qual se conjugam a graça de Deus e a fidelidade humana.

Cristo tomou-se a pedra fundamental de nossa casa, precisamente por sua fidelidade à vontade do Pai, ou seja, Ele é o principio e o fim de nossa vida. Em Cristo, o cristão constrói sua casa sobre a rocha toda vez que aceita, livre e integralmente, a verdade sobre o homem que nos é revelada em Cristo, com toda a sua plenitude e profundidade.

Viver uma fé que, por estar construída sobre a rocha, comunica com autenticidade a mensagem do Evangelho, é ser coerente numa associação de fé e vida, é assumir uma continua conversão pessoal; buscando a mudança de atitudes e buscar o Espírito que deve animar-nos no hoje da nossa vida.

Construir sobre a rocha, é discernir de que forma colocamos obstáculo à Palavra de Deus e “assumir com humilde coragem e perseverança a necessária conversão"; é construir a unidade que toma crível a mensagem. É assumir uma vida mais austera e uma plena confiança no Senhor, como base de uma "generosidade no compartilhar e participar dos esforços da salvação dos homens”.

Ao contrário, construir a casa sobre areia é infantilizar a fé em pseudo-obediências formalistas e irresponsáveis, em simples "práticas" anestesiantes, e frequentemente farisaicas. É perder de vista a exigência de uma continua conversão, numa procura constante da vontade de Deus, que sai ao nosso encontro a cada dia, em cada irmão, em cada acontecimento, em cada desafio de uma vida sempre aberta ao amor.

Construir sobre areia é fazer o ter, o poder e o prazer o alicerce da vida..

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O essencial na vida cristã - 23/10/2017

A maturidade cristã - 20/10/2017

O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017