Reflexões / Matutações

Semana Santa

11/04/2017

O mistério da Paixão e Morte do Senhor, que celebramos na Grande Semana, é resumido por São Paulo na Carta aos Filipenses, num hino cristológico, o mais belo nas Escrituras: o Filho, sendo Deus, tomou a forma de servo e fez-se obediente ao Pai por nós até a morte de cruz. E o Pai o exaltou e deu-lhe um nome acima de todo nome, para nossa salvação! Jesus Cristo é o Senhor! – Flp 2,6.

 O Filho para nos salvar teve que aprender como um discípulo, oferecer as costas aos verdugos e o rosto às bofetadas! Este é o caminho dos que querem fazer algo de bom. Praticar o bem por amor a Deus requer renúncia, cruz e obediência. Foi assim com o nosso Jesus; é assim conosco!

 O Senhor nos convida a participar da sua cruz e caminhar com ele para a ressurreição. Infelizmente, nós, que dizemos sermos seus discípulos, nos sentamos à mesa com Ele e o traímos: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato!” – Jo 13,26. É para nós esta palavra! Comemos o seu Pão ao redor do Altar sagrado e, no entanto, o abandonamos nas horas de cruz.

 Queremos um Messias fácil, um Messias que impedisse os sofrimentos próprios da vida, que fosse conivente com as propostas do mundo de hoje... Como seria bom um Messias acomodado, relativista... Mas, não! Jesus ama seus inimigos e por eles, também, entrega sua vida. Exige que o sigamos radicalmente nos convidando a receber a mesma rejeição que Ele recebeu do mundo: ”Minha alma está triste até à morte. Ficais aqui e vigiai comigo”! – Mt 26,38.

 A Paixão de Cristo que nestes dias celebramos nos dê coragem para enfrentar os “sofrimentos do cotidiano”; não neguemos o Senhor nestes tempos de secularismo; não o deixemos padecer sozinho, crucificado por um mundo cada vez mais infiel e ateu!

 Não é fácil, não será fácil a luta: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”! – Mt 26,41. “E se, como Pedro cairmos, ao menos, como Pedro, arrependamo-nos e choremos”! – D. Henrique.

 Bendito é o Senhor Jesus Cristo que pela santa cruz remiu o mundo!

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017

O fermento dos fariseus - 17/10/2017

Os tempos atuais não são fáceis.. - 16/10/2017