Reflexões / Matutações

Jesus é a própria Ressurreição

03/04/2017

Jesus é a própria Ressurreição; ele é a própria Vida, Vida plena, Vida eterna! Jesus é a plenitude da vida, da nossa existência: n’Ele, o nosso caminho não termina no nada, no vazio, mas na plenitude da Glória. Sem Ele, seríamos nada, sem Ele, tudo quanto vivemos terminaria no aniquilamento: “De que nos valeria ter nascido, se não nos redimisse em seu amor?”– a liturgia pergunta na noite da Páscoa. Num mundo que procura desesperadamente a vida, a felicidade; numa época como a nossa, em que se busca um sentido para a vida, Jesus se apresenta como a própria vida!

 Lázaro estava doente e morreu. Suas irmãs estavam sofrendo, imploraram pela vinda do Senhor para curar o irmão... E Jesus não vai; Jesus demora-se. E Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro! Quando ouviu que estava doente, Jesus ficou ainda “dois dias no lugar em que se encontrava”: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”! Muitas vezes temos esta mesma experiência em nossa vida: as demoras de Deus.

 “Senhor, se estivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”... Jesus sentiu a morte de Lázaro, Jesus“ficou comovido” e chorou, mas não impediu sua doença e sua morte! Deus não é um “quebra galho” para resolver nossos problemas a qualquer momento; temos dificuldades em compreender seu modo de agir! É preciso reconhecer que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos... É preciso crer que Ele nos ama e se preocupa conosco, conhece nossas dores! Uma coisa é certa: se crermos, veremos a glória de Deus, em nossa vida!

 Jesus consola Marta e Maria. Jesus lhes promete a Ressurreição e revela:“Eu sou a Ressurreição! Eu sou a Vida”! É preciso levar a sério esta afirmação! A Ressurreição esperada chegou: é Jesus! A Ressurreição não é uma coisa, uma realidade impessoal! Não! A Ressurreição é uma pessoa: Jesus Cristo! A Ressurreição é Jesus em pessoa: “Eu sou a Ressurreição e a Vida! Quem crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá”! Na força d’Ele que seremos erguidos da morte! Ele nos salva do absurdo em uma vida sem sentido, do nada: quem vive e crê em mim, não morrerá”! “Deus nos deu a Vida eterna, e essa Vida está no seu Filho” - 1Jo 5,11. Esta Vida é o seu Filho!

 Estamos para celebrar a Páscoa! Para tenhamos a vida que o nosso Jesus se entregou por nós: morto na carne foi vivificado no Espírito Santo pela sua ressurreição - 1Pd 3,18. Ressuscitado e Glorificado derramou sobre nós o Espírito Santo, dando-nos, assim, a semente de Vida eterna: “Se o Espírito do Pai que ressuscitou Jesus dentre os mortos já habita em vós, então o Pai que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do Espírito que habita em vós”! – Rm 8,11

 É esta a nossa esperança: a Ressurreição! Por ela vivemos, dela temos certeza! E já possuímos, como primícias, como garantia o Espírito Santo de ressurreição. Então, vivamos uma vida nova, uma vida de ressuscitados em Cristo Jesus! Convertamo-nos!

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


Conversão - 15/12/2017

O conteúdo do Natal nos Padres da Igreja - 14/12/2017

Perdemos o senso do Natal! - 13/12/2017