Reflexões / Matutações

O dom do conselho

10/03/2017

“Os dons do Espírito Santo são certas disposições, pelas quais a alma se torna apta a ser facilmente levada por Ele. É próprio a criatura racional mover-se a um ato por meio da indagação da razão; e a essa indagação se chama conselho. O Espírito Santo move, por meio do conselho, a criatura racional” - S. Tomás de Aquino.

 "O Conselho é um dom pelo qual, nas dúvidas e incertezas da vida humana, conhecemos o que mais convém à glória de Deus, à nossa salvação e à do próximo" – S. Pio X.

 "Mediante o dom do conselho, o Espírito Santo aperfeiçoa os atos da virtude da prudência, que diz respeito aos meios que se devem empregar para resolver cada situação. Na nossa vida temos que tomar decisões, umas mais importantes, outras menos. Em todas elas, de alguma maneira, está comprometida a nossa santidade. Às almas dóceis à ação do Espírito Santo, Deus concede o dom do conselho para que possam decidir com retidão. É como que um instinto divino para que possam acertar com o caminho que mais convém à glória de Deus” – Garrigou-Lagrange.

 Quando somos dóceis o Espírito Santo ilumina a nossa consciência, a alma não se justifica diante das faltas e dos pecados, mas reage com a contrição, com maior dor por ter ofendido a Deus. Este dom ilumina a alma fiel a Deus para que não aplique erradamente as normas morais, nem se deixe levar pelo respeito humano, pelos critérios do ambiente ou da moda, mas pelo querer de Deus.

 “Todo o bom conselho sobre a salvação dos homens vem do Espírito Santo. O dom do conselho é necessário para a vida diária, tanto para os nossos assuntos pessoais como para podermos aconselhar os nossos amigos na sua vida espiritual e humana. É um dom que corresponde à bem-aventurança dos misericordiosos" – S. Tomás de Aquino.

 Quando nos fechamos a esse dom arriscamos a cair na tibieza, contentando-nos com em ter uma vida cristã superficial, medíocre...

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O essencial na vida cristã - 23/10/2017

A maturidade cristã - 20/10/2017

O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017