Reflexões / Matutações

A não-violência: estilo de uma política para a Paz

30/12/2016

“A não-violência: estilo de uma política para a Paz” – Dia Mundial da Paz 2017

 Vai começar o Ano de 2017! Um caminho novo! A Esperança brilha em nossos olhos e faz arder nossos corações. Tempo novo; horizontes a conquistar!

 O primeiro dia do ano é tradicionalmente dedicado a “PAZ MUNDIAL”! Paz que deve se estender a todos a todos os lugares. Foi este o primeiro anúncio vindo do presépio e é esse um dos títulos d’Aquele que é Deus Conosco: Príncipe de Paz!

 Vivemos um tempo conflituoso, a violência, em suas diversas formas, marcam nossa sociedade: corrupção, desemprego, miséria, aborto, guerras, tráfico... Este ambiente favorece a agressividade contra o outro, visto, muitas vezes, como inimigo. Nossa tendência é reagir com violência, agir com violência.

 Desejamos a Paz! Paz nas famílias, nas relações humanas, na política, na economia, nas cidades, nas periferias, nas comunidades eclesiais...

 O caminho para estabelecer a paz é não se deixar vencer pelo mal, mas vencer o mal com o bem! Não há outro caminho! O mal não é derrotado pelo mal, pois, se agirmos assim, em vez de vencermos o mal, seremos por ele vencidos: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” - Rom 12,21.

 Visto em sua lógica mais profunda, o mal é um trágico esquivar-se, esconder-se, das exigências do amor.

 “A ninguém pagueis o mal com o mal; seja a vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens” - Rm 12,17. A Paz só acontece quando o bem é promovido. O bem nasce do amor, manifesta-se como amor e é orientado para o amor. Esta é uma verdade fundamental para todo cristão, pois nossa condição coloca-nos em particular relação com Senhor e com os irmãos, a partir do amor.

 O único modo de sair do círculo vicioso do mal pelo mal, da violência pela violência e assim promover a paz, é acolher a Palavra de Deus para nós nestes dias: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” – Rm 12,21.

 

Graça e Paz! Um feliz e santo Ano de 2017 para todos!

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O essencial na vida cristã - 23/10/2017

A maturidade cristã - 20/10/2017

O farisaísmo é “um caminho segundo a carne” - 18/10/2017