Reflexões / Matutações

Decidir... como se fosse fácil!

28/10/2016

Uma propaganda de um produto, um carro, se não me engano, trazia uma frase: decida-se! Decidir... como se fosse fácil! Fiquei matutando...

Sim é preciso tomar decisões, no entanto, decidir sobre a vida não é a mesma coisa que tomar um sorvete ou não. Existem diferenças de profundidade entre as diversas decisões que nos são solicitadas no dia a dia.

Decidir a compra de um carro não é a mesma coisa que decidir sobre a carreira profissional, o casamento, voto... Este apelo está na raiz da vida humana. Equivale aquilo que Jesus prega no início de seu ministério: convertam-se! – Mt 4,17.

A conversão, que podemos chamar de “opção fundamental”, diz respeito a toda a estrutura da vida, repercute em seu fundamento. Diz respeito se eu vivo a vida sem Deus, o que é possível, ou se fundo minha vida n’Ele. É uma decisão relacionada com toda a orientação de minha própria existência!

A “opção fundamental” se refere àquele princípio básico que norteia as decisões que cada um de nós toma no decorrer da sua existência. Sem uma linha mestre, o nosso existir fica à mercê de quaisquer forças exteriores, as quais, frequentemente, têm objetivos escusos ou interesseiros.

Infelizmente às vezes agimos nem sequer nos perguntar sobre qual seja a nossa “opção fundamental”; simplesmente em base a estímulos, quase que subjugados àquele mecanismo ateu de “ação-reação” que reduz o homem a um “cliente”, joguete de interesses do mercado. Ter sempre diante dos olhos a nossa “opção fundamental” é o primeiro passo para crescermos na liberdade.

“Decidir” sobre o que determinará minha maneira de ver o mundo, como eu próprio quero ser, os meus ideais... Não é qualquer uma das muitas decisões que nos são exigidas no mercado. Ao contrário coloca em questão toda a concepção de vida!

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O conteúdo do Natal nos Padres da Igreja - 14/12/2017

Perdemos o senso do Natal! - 13/12/2017

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe - 12/12/2017