Reflexões / Matutações

O Serviço da Igreja Hoje

13/09/2016

Qual tipo de serviço a Igreja Católica pode oferecer à sociedade moderna? Muitos filósofos e intelectuais da atualidade acreditam que o Cristianismo, e também outras religiões, quer estabelecer uma determinada cultura e um estilo de vida na sociedade: “um grupo de fiéis pelo próprio comportamento marca a vida social, adotadas por outras pessoas, e assim imprime na sociedade um caráter específico” – Sociologia das Religiões. Este pensamento reflete, de maneira secular, a figura do “fermento na massa” presente no Evangelho e no pensamento paulino. Embora esta ideia não seja errada, não esgota a visão que a Igreja Católica tem de si mesma. “Sem dúvida, a Igreja é inclusive uma comunidade cultural e influencia deste modo às sociedades nas quais se encontra presente”. – Bento XVI, novembro 2011

A Igreja Católica está consciente de conhecer, pela fé, a verdade sobre o homem e, portanto tem o dever de promover e defender os valores que são válidos para os seres humanos, independentemente das diferentes culturas. Hoje, assistimos o novo e velho debate sobre os valores fundamentais do ser humano, quando se trata da dignidade do homem enquanto tal.

O serviço que a Igreja pode oferecer à sociedade é, a partir da sua fé, defender a verdade sobre o homem seus valores, sobretudo quando os mesmos estão em risco. A relativização dos valores coloca em jogo a própria dignidade do homem, desumaniza o homem! Um ponto importante do debate está em se temos ou não o direito de julgar se um indivíduo “já é pessoa”, ou “ainda é pessoa” e se cabe a nós manipular a genética e querer, por assim dizer, criar o homem. A ausência da Igreja neste debate abriria um espaço livre para prática anti-evangélica, imoral e inumana do aborto, da eutanásia, da manipulação de genes. Uma sociedade só é verdadeiramente humana quando protege sem reservas e respeita a dignidade de cada pessoa desde a concepção até ao momento da sua morte natural.

(Contemporaneidades)

 

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


O conteúdo do Natal nos Padres da Igreja - 14/12/2017

Perdemos o senso do Natal! - 13/12/2017

Dia de Nossa Senhora de Guadalupe - 12/12/2017