Reflexões / Matutações

O pequeno redil

02/08/2016

O pequeno redil, ou curral, merece da parte de Jesus um significado simbólico da comunhão de amor, que vai fazendo dos discípulos reunidos por ele uma autêntica comunidade de vida, nos níveis: comunhão mútua entre ele e os seus, comunhão mútua entre os seus. A imagem da oportunidade a que o Senhor manifeste seus próprios sentimentos e atitudes de pastor para com seu pequeno "rebanho". E, agora, pensando nisto, podemos descobrir-nos como seus, como cuidados por ele, como servidos com solicitude amorosa.

Do contrário, em que se transforma nossa "religião"? Aqueles sentimentos e atitudes constituem o modelo sobre o qual hão de voltarem-se os sentimentos e as atitudes mútuas, que deverão assumir os discípulos reunidos pela nova evangelização, ao formar comunidades. Nascidos da Páscoa, "pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo", esses sentimentos e atitudes podem chamar-se autenticamente "pastorais", sejam os dos pastores hierárquicos, sejam os de todos entre si, chamados a ser pastores uns dos outros.

"Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". Bastaria repetir esta frase dezenas de vezes e gravá-la no coração, para nos sentirmos amados e nos tornarmos capazes de atuar amando em nome do Senhor Ninguém é pastor - pessoal e comunitariamente - sem ser, antes e ao mesmo tempo, ovelha e rebanho do Senhor. O próprio Jesus o foi em relação a seu Pai. O que nos constrói como pastores, uns para os outros, é, sobretudo, a convicção do amor com que nos ama o Pastor de nossas almas. Isto é, conhecê-lo como somos conhecidos por ele. Conhecermos-nos interpessoalmente, através do dialogo e da atenção amorosa ao outro, através da aceitação mútua e do múltiplo compartilhar.

“Quando isso acontece, ao crescer a comunhão fraterna “no Senhor”, nós nos tornamos capazes de assumir também seus sentimentos e atitudes em relação às “outras ovelhas”, dispersas ou de outros currais”. Acontece assim porque se interioriza em nossos corações outra característica do bom pastor, revelada em sua Palavra: "Elas escutarão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". inha voz e haverá um só rebanho e um só pastor". 

Autor: Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi

Deixe seu comentário

Últimas


Conversão - 15/12/2017

O conteúdo do Natal nos Padres da Igreja - 14/12/2017

Perdemos o senso do Natal! - 13/12/2017