40 Anos - Javé Nissi

Comunidade Javé Nissi - 40 anos

Quarenta anos! Uma geração! Quanta coisa a agradecer, quantas bênçãos recebidas! Não conseguimos mensurar o que o Senhor fez em nós e conosco neste tempo, que não foi só uma peregrinação no deserto, foi, na realidade, um caminho à Terra Prometida: a Comunidade.

As lembranças desse caminho se atropelam no coração, saudades dos que nos precederam no céu... queria que o “Vô” estivesse aqui vendo o fruto da semente que plantou e regou com tanto zelo, quando a planta, ainda pequena, mais precisava de cuidado, atenção e carinho.

São tantas pessoas que cooperaram com a graça na edificação desta Comunidade que evito citar os nomes, pois correria o risco de ser injusto esquecendo-me de alguns, mas não posso deixar de lembrar com carinho a figura da Irmã Marina.

As dificuldades do caminho serviram para gerar as convicções, mas as bênçãos e alegrias superaram, e muito, todas as vicissitudes. É gratificante olhar a história e perceber que dia a dia o Senhor agia, orientava, inspirava... Não há como não ter o coração agradecido e ao mesmo tempo espantado por Deus ter feito tanto com nossa pobreza.

“Fazer memória”, celebrar, significa “tornar presente”. Este é o sentido do Jubileu de 40 Anos: atualizar o dom concedido por Deus há 40 anos. Atualizar no sentido de cooperar para que a graça não seja “desperdiçada”, que o dom, sempre fecundo, não seja “abafado” por nossa acomodação, para que o tempo não arrefeça nosso amor e entusiasmo.

Penso que estes “40 anos” nos obrigam a olhar para frente. Ainda estamos a caminho. Pela frente temos outros 40 anos, e outros mais. Nós os mais antigos não fomos dispensados, gerações novas estão chegando, os jovens batem à nossa porta, as crianças nos fazem sonhar. Como o Senhor é bom!

Lembro-me de uma antiga profecia, feita pelo “Beteu” numa oração na capela: “a bandeira se tornará uma tenda e sob esta tenda gerações irão se reunir e a mão do Senhor estará sobre a tenda”.

Deus é fiel.

Tácito Coutinho - Tatá - Moderador do Conselho da Comunidade Javé Nissi